Tipos de Psoríase e Sintomas mais comuns

De acordo com as manifestações clinicas do doente a classificação e o tratamento varia consoante os tipos de psoríase. Apesar de existirem mais, a doença é normalmente classificada em 8 tipos. É normal que com o evoluir da doença o paciente venha a apresentar sintomas de 1 ou mais tipos de psoríase.

De notar que a descrição dos tipo de psoriase que vou mostrar agora não segue nenhuma ordem em particular.

Psoríase Vulgar

Os sintomas são fisicos e manifestam-se por lesões de vários tamanhos nomralmente bem delimitadas de uma cor avermelhada. Apresentam escamas secas e prateadas. Os locais mais normais são o couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Tal como o nome indica este é o tipo de psoríase mais comum.

Psoríase Invertida

O tipo de lesão é semelhante à presente na psoríase vulgar, mas lesões são normalmente mais húmidas. Neste caso as zonas mais comuns são as axilas, virilhas e genitais.

Psoríase Gutata

Manifesta-se por pequenas lesões muito localizadas e estão associadas a infecções. Geralmente ocorrem com maior frequência em crianças e adolescentes. As zonas prediletas são o  tronco, braços e coxas.

Psoríase Ungueal

tipos de psoríase - Ungeal

tipos de psoríase – Ungueal

Tal como o nome indica este tipo de psoriase manifesta-se nas unhas, embora seja mais normal ser na mão, também pode acontecer nas unhas dos pés. Neste tipo, surgem manchas amareladas nas unhas provocando por vezes os descolamento da mesma

Psoríase Artropática

Para além da pele por vezes a doença manifesta-se também nos ossos. Normalmente nas juntas das articulações. Este tipo de psoríase pode provocar dor e diminuição da capacidade motora. ManifestaSe normalmente com dor nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés ou nas articulações maiores.

Psoríase Pustulosa

tipos de psoríase - pustolosa

tipos de psoríase – Pustulosa

É um tipo muito incomum. As lesões apresentam-se sob a forma de pustulas muito vermelhas e dolorosas com pus no interior. Existe uma forma que se apresenta só nas palmas das mãos e pés e outra, ainda mais incomum que se manifesta pelo corpo todo, é mais grave e normalmente tem associada febre, prostração e hepatite. Apesar de as lesões serem pustulosas nãos estam contaminadas por bactérias a doença não é contagiosa.

Psoríase Palmo-plantar

As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Psoríase Eritrodérmica

Dos tipos de psoríase é o mais raro e é também o mais grave. As lesões afetam o corpo quase todo e as lesões são dolorosas. Este tipo é grave porque a pele fica inflamadas e deixa de conseguir cumprir a sua função que é servir de barreira entre o corpo e as bactérias presentes no mundo exterior. Como tal é consiferado uma emergência médica por que corpo fica exposto a infecções graves.

Como já disse, a grande maioria dos doentes apresentam um tipo de psoríase vulgar. Apesar de ser uma doença crónica 80% dos doentes apresentam sintomas ligeiros e moderados que podem ser controlados com medicação ligeira.

E você caro leitor que tipo de psoríase tem ?

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh