Psoríase o que és tu ?

A psoríase é uma angustia, uma condicionante, é motivo de vergonha e solidão. Infelizmente, não são poucas as pessoas que padecem desta doença que sentem isto. Não quero com isto desanimar quem lê, até porque não acho que seja necessário se sentirem assim, pretendo apenas alertar que no meio de todos os problemas fisicos, os psicológicos são piores e mais graves.

O que é a psoríase ?

É uma doença crónica, autoimunenão contagiosa, que se manifesta como uma inflamação na pele que é provocada pelo sistema imunulógico que fica descontrolado e hiperactivo reagindo de forma exagerada a pequenas infeções provocando a psoríase. Estas lesões podem-se manifestar em qualquer parte do corpo, ocorrendo maioritáriamente no couro cabeludo, ombros, cotovelos, joelhos, palmas nas mãos e dos pés. Em alguns casos esta inflamação pode mesmo atingir as unhas ou até as articulações. Visualmente aquilo que vê são lesões vermelhas que apresentam uma pele grossa e descamada, onde o doente pode sentir dor e comichão nessas zonas.

Causas e Diagnóstico

Não é considerada uma doença genética directa, mas pessoas com histórico familiar da doença estão mais dispostas a manifestar sintomas. Manifesta-se indiscriminadamente em individuos de ambos o sexos, embora maioritáriamente em adultos. Não existe uma causa exclusiva que possa ser atribuida à psoriase, sabe-se no entanto que está relacionada a um excesso de linfócito T, que é uma célula de defesa do organismo, sendo portanto considerada uma doença autoimune.

A doença pode-se começar a manifestar em alturas de grande stress ou de um trauma psicológico intenso, tipicamente nestas situações as crises da doença intensificam-se.

Tal como já tive oportunidade de contar o diagnóstico da doença não é directo. É dificil porque apresenta sintomas muito dispares, muitas vezes confundiveis com outras doenças. O diagnóstico é feito tipicamente de forma visual, analisando as lesões e por exclusão de partes, através de análises e exames para que se possa descartar outras doenças.

Problemas associados

Em alguns casos, as actividades quotidianas, podem-se tornar mais dificeis de realizar. As placas escamosas das lesões nas palmas das mãos e pés podem dificultar a pessoa de caminhar e desempenhar certas funções que requeiram uma utilização constante deste membros, tal como alguns desportos. A psoríase pode também levar o doente a ter comportamentos compulsivos com a aparência e com medo de ser rejeitada por outras pessoas. Consequentemente pode levar ao isolamento e à depressão.

Mas como em tudo, cada caso é um caso, raros são os casos de pessoas com uma psoríase grave. Ao escrever isto estou apenas a tentar esclarecer, não estou a dizer que vai acontecer consigo. Sou apenas um amigo que está a conversar consigo sobre psoríase.

Se tem dúvidas ou receios consulte o seu médico. Ele, melhor do que eu, conseguirá ajudar e esclarecer as suas mais pequenas dúvidas.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh